terça-feira, 8 de maio de 2018

Câncer de ovário alertar mulheres sobre os sintomas da doença é fundamental.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

No mundo, são quase 250 mil mulheres diagnosticadas anualmente e o câncer do ovário causa 140 mil óbitos por ano. Ao contrário de alguns tipos de câncer,  países desenvolvidos e subdesenvolvidos têm os mesmos índices das doenças.
Devido a algumas de suas características, este tipo de câncer é frequentemente chamado como o câncer “silencioso”. Segundo o ginecologista oncológico do Hospital de Câncer de Barretos, Dr. Ricardo dos Reis, “este termo pode ser usado, pois nos estágios iniciais desta doença a paciente não apresenta sintomas ou são confundidos com outros problemas de saúde. Além disso, ainda não existe nenhuma forma efetiva de detecção precoce do câncer de ovário até este momento. Estudos foram feitos usando marcadores séricos (testes de sangue) e com o uso de ultrassom transvaginal para avaliar os ovários, porém nenhuma das formas isoladas ou em conjunto mostraram eficácia em termos de detecção precoce deste câncer ainda”.  
Sintomas
A confusão com sintomas de outras doenças citado por Dr. Ricardo também agravam a condição do câncer de útero. Uma das formas que os médicos seguem alertando os pacientes é em relação à periodicidade e a combinação dos sintomas. A paciente deve procurar ajuda médica quando sentir um ou mais sintomas descritos por um período maior do que três semanas: cansaço, sangramento vaginal, o aumento do volume abdominal, inchaço contínuo, dificuldade de comer, dor abdominal ou pélvica, necessidade urgente e freqüente de urinar. 
Formas de prevenção
Embora o câncer de ovário seja difícil de ser prevenido, existem comportamentos que podem retardar a doença. O uso da pílula anticoncepcional por, no mínimo, 5 anos, pode reduzir o risco de câncer de ovário entre 30% e 60%, assim como ter gestações e amamentar. Mas de acordo com Dr. Ricardo, a oncogenética tem se mostrado muito eficiente para o combate da doença: “Uma grande parcela destes casos são geneticamente prevenidos, por isto, se houver casos na família de câncer de mama ou ovário, a paciente deve procurar fazer uma avaliação genética. Se a paciente tiver a propensão para este câncer, medidas preventivas poderão ser tomadas, como a retirada cirurgicamente dos ovários e das trompas de Falópio”. A retirada destes órgãos implica na impossibilidade de gravidez, mas pode reduzir o risco da doença entre 40% e 70%. Se a paciente realizar esta cirurgia na fase pós-menopausa, o risco do câncer de ovário e de outros tipos de câncer relacionados são reduzidos entre 85% e 90%. 
Fatores de risco
Uma informação equivocada muito comum entre a população a respeito do câncer de ovário, é que o exame de Papanicolaou (usado para a detecção do câncer de colo-de-útero) serve para a prevenção deste tipo de câncer. Isso não é verdade: ele detecta apenas as alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero.
O maior fator de risco para mulheres é a própria idade, mas é interessante sempre conversar com o médico para saber qual é o seu risco pessoal. Saber do antecedente familiar com pessoas com câncer de mama ou de ovário, é importante, pois 14% dos casos deste tipo de câncer esta ligado ao fator genético. Uma mulher diagnosticada com câncer de ovário também deve procurar aconselhamento genético para saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário